terça-feira, 20 de novembro de 2007

Atitudes fazem a diferença:

Pombos pela cidade:
É perceptível ao caminhar pela cidade de Santos o crescente número de pombos (Columbia livia) espalhados pelos mais variados locais. Se antes estas pragas urbanas concentravam-se apenas nas áreas periféricas da cidade, hoje podem ser vistas em grande quantidade na orla, nas avenidas e nas ruas dos mais diversos bairros.
Qual o motivo deste crescimento desenfreado de pombos em nossa cidade?
A sujeira. O lixo que se esparrama pelas ruas da cidade é um excelente alimento para elas e isto é um grande atrativo para qualquer praga urbana, sejam pombos, ratos, baratas, ou de qualquer outra espécie.
Assim como para acabar com a Dengue, para acabar com esta praga quem deve agir é a população (tudo bem que uma ajudinha pública, como o aumento da presença dos garis pelas ruas não faz mal a ninguém).
Sei que os pombos ainda não são vistos por todos como pragas que são, e muito pelo contrário, muitas pessoas os vêem como aves românticas e são considerados símbolos da paz.
Porém, é apenas uma questão de tempo (e curto) para que espalhem doenças pela cidade e estas não são poucas: dermatites, micoses profundas como Criptococose e Histoplasmose, doenças infecciosas como Ornitose e Salmonelose são alguns exemplos.
Não custa nada varrer a sua calçada, fechar bem os sacos de lixo, recolher as fezes dos animais domésticos, fechar caixas de ar condicionado e não jogar “restinhos” de comida enquanto passeia pelas ruas à pé ou de carro. Atitudes conscientes e limpas tornarão nossa cidade mais bela e saudável.

Autoria: Cristiane Barreto dos Santos, Administradora de Empresas e estudante de Arquitetura e Urbanismo – (UNISANTA).

Um comentário:

Fabricio disse...

Parabéns Cris, muito boa sua observação. Alias, já faz algum tempo que omite-se este fato não apenas em Santos mas em toda Baixada. Mais prejudicados ainda são os pedestres e consumidores alimenticios que veêm colocada em cheque a qualidade dos produtos que hora consome pelo exacerbado numero da ave em todos os locais de grende circulação.

Um beijo no coração

Fabricio Lopes